Desafio Literário #2: Fevereiro – Clarissa, Érico Veríssimo

Tenho uma grande amiga que se chama Clarissa, acredito que seu nome veio do romance. Nunca tinha lido nada do Érico Veríssimo, eu sei, falha minha, mas como esse seria o ano dos autores nacionais, resolvi arriscar. O tema do mês é “livros com nomes próprios como título, mas sem nenhuma outra palavra'”, o que acabou excluindo meu Bridget Jones lindão (já que o título é Bridget Jones’s Diary) e mais alguns que eu tinha em mente. Fiquei com Jane Eyre e Emma como opções. Mas, depois da restrospectiva literária, em que eu percebi que só li 1 livro nacional no ano!, resolvi mudar para Clarissa. Ainda lerei Jane Eyre (e também lembrei que Cotoco entraria na lista), mas acho que não esse mês.

Pois bem, Clarissa me acompanhou durante várias viagens de ônibus para entrevistas de emprego. E foi uma companhia agradável. Não tinha expectativa quanto ao livro, não sabia o que iria encontrar, e muito menos sabia o que gostaria de encontrar. Acabei conhecendo uma menina de 13 anos, do interior, que se mudou para Porto Alegre (acho que esse é o primeiro livro que leio que se passa em Porto Alegre, sudestecentrismo? Sim ou claro?) para estudar.

Se tivesse que escolher uma palavra para descrever o livro seria: bonito. Ele é realmente muito bonito! A forma como é escrito, suas passagens, tudo nele é bem bonito. Mas fiquei com um gosto de “por que” na boca. Vejam bem, não que eu não tenha gostado do livro, ele só não me encontrou em um bom momento. Mas chega de falar de mim e vamos pro livro!

  • Tema: Títulos com nomes próprios
  • Mês: Fevereiro
  • Um pouco sobre mim:

Eu sou a: Luara
Moro no Rio de Janeiro/RJ
Você me encontra: aqui no Isaac Sabe!

  • Neste mês eu li:

Título: Clarissa
Autor: Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras/Companhia de Bolso
Nº de páginas: 214

  • Quando vi a capa do livro o que mais chamou minha atenção foi: oba! Edição de bolso! Vou economizar.
  • O livro é sobre: uma menina de 13 anos que se muda para Porto Alegre, lá vemos um pouco (bem pouquinho) das transformações da idade.
  • Eu escolhi esse livro porque: quero ler mais autores nacionais esse ano, e ainda não tinha lido nada do Érico Veríssimo
  • A leitura foi: um pouco arrastada, mas bonita.
  • O personagem que eu gostaria de ligar na tomada 220 é o Amaro. Ô bicho leso!
  • A nota que dou para o livro:

.

No final das contas o que posso dizer é que gostei de ler o livro, mas não sei explicar muito bem o que me incomodou. Durante toda a leitura fiquei esperando uma mistura de Lolita com Harry Potter e não encontrei. Mas é claro que não encontraria, não é  que o livro pretende. A sensação de não saber o que o livro pretende ainda me persegue, mesmo quando ele não pretende nada acredito que pretenda me fazer sentir, e não senti com Clarissa.

Acho que pra mim, minha amiga Clarissa é muito mais Clarissa. :)

10 pensamentos sobre “Desafio Literário #2: Fevereiro – Clarissa, Érico Veríssimo

  1. E se prepara, que Erico vicia. Eu amo esse autor, é um dos meus preferidos de toda a vida. Ainda quero ler a obra completa. Estou com meu projetinho de verão, ler todo O Tempo e o Vento, com uma pequena pausa pela preguiça que o calor instalou no meu corpo, mas em breve eu volto. Sem contar que nesse ao ainda leio dele mais uns dois ou três livros fora a saga de sete livros (na qual reli os dois primeiros e já li o terceiro).

    Mas, veja só, Clarissa eu ainda não li. E não é bem uma trilogia, mas são livros que seguem uma sequência, se é que isso não seria suficiente para caracterizar uma trilogia. Mas são 4 livros, e o quarto é Saga que eu quero tanto ler, mas meu TOC literário não permitirá que eu leia até ter passado por Clarissa, Música ao Longe e Um Lugar ao Sol.

    Beijos

  2. Olá, Luara! Quando eu li Clarissa na adolescência eu lembro que achei que faltava alguma coisa também e como você, achei bonitinho. Depois eu li “Música ao Longe”, que é a continuação, e fez um pouco mais de sentido. Mas é só em “Um Lugar ao Sol” que você realmente se apaixona por todos esses personagens. Beijo!

  3. Pingback: Desafio Literário 2012 « Isaac Sabe!

Deixe um comentário

