Vende de quilo? Círculo do Livro

Esses dias encomendei dois livros na Estante Virtual (um deles vai acabar aparecendo aqui, estou muito apaixonada), eles chegaram rapidinho e em bom estado. Encomendei de dois vendedores diferentes, mas só quando eles chegaram é que reparei: dois livro da Círculo do Livro. E gente, eles estavam ótimos! Os dois livros eram antigos – a editora funcionou de 1973 até 1980 – mas estavam ótimos. Sem pontinhos de mofo nas páginas, sem folha soltando, sem capa descolando (eles também não estavam fedidos, mas acho que isso tem mais a ver com a forma que foram guardados do que com a qualidade da editora, né?), resumindo: ótimos.

Parei para pensar nos livros que conhecia da Círculo do Livro, e tinha muita coisa boa! Resolvi pesquisar na internet e descobrir um pouco mais sobre a editora (dá pra ler aqui, aqui e em um artigo do meia palavra que perdi, mas já já acho).

O Círculo do Livro foi uma associação entre a Abril e a Bertelsmann (alemã), e funcionava com um esquema de clube e catálogo. Algo como Avon meets Country Club. Os sócios recebiam uma revistinha quinzenal e escolhiam os livros que queriam pedir, eles tinham um mínimo de pedidos que deveriam fazer para se manterem no “clube”, mas a escolha dos títulos era deles.

Depois que os sócios escolhiam os livros eram impressos sob demanda (e nós achando essa ideia super moderna né? Rá!) e entregues.

Esse convênio acabou por problemas financeiros da editora alemã, mas parecia estar funcionando bem. Em 1980 a empresa divulgou que possuía 800.000 sócios.

E querem saber a cereja do bolo? Os livros eram baratos! Tirei isso da wikipédia:

Os livros, cuja impressão e acabamento eram realizados na própria gráfica da editora, eram conhecidos pelo bom encadernamento, capa dura e preços competitivos. A título de exemplo, em 1988, enquanto a versão brochura da obra Fogueira de Vaidades, de Tom Wolfe (então publicada pela editora Rocco) custava cerca de Cz$ 12 mil, livros de arte, com capa dura, eram lançados pela Círculo do Livro por apenas Cz$ 2.900,00. Isto devia-se principalmente ao mercado garantido, e também uma economia de escala, com tiragens que oscilavam entre seis e cinquenta mil, sendo vendidos em média dez mil exemplares por título.

Tinha como ser melhor? Tudo bem, as capas podem ser meio barangas, mas era década de 1970 né? Podemos dar um desconto.

Sempre fui uma entusiasta das capas de paperback, acho mais fácil de colocar na bolsa, carregar por aí (e não deixar guardado na estante de enfeite) etc. Mas tenho sentido um carinho especial por essas edições capa dura “despretensiosas”. Elas podem não ser muito práticas pro ônibus, mas com certeza duram muito mais. Não imagino minhas edições da Jane Austen da Penguin/Companhia durando 40 anos.

Enfim, livros bons, com qualidade de produção e preço baixo: vende por quilo, moço?

40 pensamentos sobre “Vende de quilo? Círculo do Livro

  1. Nossa, foi uma época mágica. Comecei a ler devido ao Circulo do Livro. Por sinal, estou colecionando as Revistas do Livro, que eram os catálogos do Circulo do Livro distribuídos aos sócios para a escolha do livro do bimestre. Se você ou alguém souber onde encontro estas revistas, peço a gentileza de me avisar pelo e-mail edsonjornalista@uol.com.br Tenho procurado em sebos e pela internet. Já consegui alguns exemplares, mas é muito difícil encontrar. E olha que as revistas chegaram a ter uma tiragem de 1 milhão de exemplares quando havia 800 mil sócios…e agora tudo sumiu ou se perdeu no tempo? Abraços e obrigado!

  2. Minha mãe fazia parte do Clube do Livro, então tem algumas dessas belezinhas em casa. Aliás, livros do círculos foram as primeiras histórias adultas que li, lá pelos meus 12-13 anos. As edições eram realmente boas e os preços, muito convidativos. Comprei esse “O advogado do diabo” outro dia no sebo e está perfeito!
    Estou oficialmente aderindo à campanha “Volta, Círculo!”
    bjo

  3. Nossa Luara, muito legal este post sobre o Círculo do Livro! Eu tenho somente dois ¨O verão perigoso¨ do Hemingway e ¨a arte do sonhar¨ do Carlos Castaneda. Também acho as capas estranhas, algumas são muito feias, mas a qualidade da encadernação e das páginas compensa muito. Dessa coleção, estou de olho no Solaris…

    Conheci seu blog e seus vídeos ontem, e estou achando muito bom. Parabéns!

    Meu blog: resenharexperientia.wordpress.com =D

  4. O Círculo do Livro marcou minha adolescência. Recebíamos uma revista periodicamente e para se manter no Círculo era necessário comprar pelo menos um livro por bimestre. Eles tinham muita coisa boa, que saudade!

  5. Minha mãe era assinante do Círculo do Livro e era vendedora de livros também, na época eu era bem pequenininha, mas lembro de algumas dessas capas.
    E Lu, sou rata de sebo, quando me deparo com essas edições antigas capa dura fico doida, metade da minhas estante é de livro velho. rs
    Tenho essa edição do “Cartas na Rua” (Buk – anos 70), o meu xodó, também encontrei pelo estante virtual. :)

    Adorei saber mais sobre a história do Círculo, até então não sabia de tudo isso.

    Beijocas. :-*

  6. Luara, é off topic, mas queria que vc tirasse uma dúvida minha: vc lembra de um post seu com uma capinha de e-reader( ou porta livros, sei lá) de Doctor Who? To procurando e enão acho. Vc se lembra aonde posso achá-lo? Obrigado! PS: adoro o blog e os vídeos. Parabéns!

  7. Bombou o post, hein? Cadê as editoras para verem isso??? Montar uma nova edição do Círculo do Livro seria ótimo!

    P.S: No aguardo sobre o filme, pode postar aqui mesmo. O melhor dele é o discurso final. XD

  8. Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Semana do Rato

  9. Haha, amei o post!
    Não sabia desse consórcio literário, amei, amei!
    Tenho dois livros da Doris Lessing aqui da Circulo do Livro (um com a capa cafonérrima e o outro com uma capa linda, vai entender… rs).
    Beijos!
    PS: Já eu amo capa dura! rs

  10. Adorei a postagem.
    Tenho alguns livros dos Círculo aqui, um herdado – leia-se surrupiado de uma tia, outro presente e os demais comprados em sebos.
    Eu gosto muito da capa dura e da qualidade que eles têm, os meus são velhinhos e estão em ótimo estado, ao contrário dos livros que comprei há um ano, por exemplo – e olha que eu sou cuidadosa. xD

    Beigos!

  11. Ei, os primeiros livros que ganhei da minha tia eram da Círculo do Livro! E depois, eu mesma ainda consegui ser sócia deles, em meados dos anos 1990, adorava… Ficou apenas uma doce lembrança, que pena! =/

  12. Luara, tô louca pra comprar esse livro! Pela sua empolgação no youtube e aqui, parece que é realmente bom, viu? Teria como você deixar o link do sebo que você comprou? Apareceram alguns quando eu fiz uma busca lá na estante, mas eu sempre fico com medo de comprar e me decepcionar com alguma coisa errada que venha no livro…

    Beijão!
    P.s: Adoro seu canal no youtube, seu blog e até que enfim arranjei um pouquinho de coragem pra deixar esse comentário!!

  13. Nao sabia que era desse jeito que funcionava. Adoraria fazer parte de um clube assim.
    Imagina essa qualidade de impressao com capas atualizadas? #voltacirculodolivro

  14. Oi Luara!! Como disse a Marivone, desenterrou meeeeesmo! Legal demais receber um livro do circulo do livro… tbm li essa edição aí do Advogado do Diabo… eu já tive gratas supresas comprando livros na estante virtual, sabia?! Recentemente comprei um livro que veio assinado e carimbado por uma pessoa qualquer… quando pesquisei no google o nome do dito cujo (rsrs) ví que era um intelectual de SP (já falecido), estudioso de linguas saxônicas, vários livros publicados e por aí vai!! Ou seja, além do livro, levei tbm a história do próprio livro! Acho que isso rende um ótimo post… ou video? rsrs Beijinho prá vc!! ISA – Lidolendo.

  15. Menina, desenterrou legal! Adorei o post! Minha mãe tem vários, e li justamente essa edição aí do livro O Advogado do Diabo! P.S: ei, dê uma chance ao filme A Última noite de Boris Grushenko (é algo mais ou menos assim), de Woody Allen. Bjoooos

Deixe um comentário

