Kindle Paperwhite: impressões

Bem, comprei o Paperwhite. Vendi meu Kobo Touch e voltei para o ecossistema da Amazon – mas agora com o final .com.br

Continuo achando os dois aparelhos muito bons (caso você não tenha visto, aqui está meu post sobre o Kobo), mas resolvi voltar para o Kindle por 3 motivos:

  1. A luz: leio bastante na cama, e a luz vai ser de muita ajuda.
  2. O email/Send to kindle: tenho preguiça de colocar o cabo toda vez que quero um livro diferente. O email da Amazon facilita muito.
  3. Os destaques em arquivo separado: os destaques feitos no Kindle ficam armazenados em um arquivo separado que pode ser consultado depois, quase um fichamento automático.

Mas sei também que nessa migração perdi algumas coisas, como a possibilidade de formatos mais variados do Kobo, a beleza (convenhamos, o Kobo Touch é o ereader mais bonito do mercado) e a leveza (o Kindle é mais pesado, é pouco, mas faz diferença). São escolhas… Como disse, acho os dois aparelhos muito bons.

Agora vamos à tabelinha atualizada:

ESPECIFICAÇÕES KINDLE PAPERWHITE KOBO GLO
PREÇO R$ 479 R$ 399 (no +Cultura)
TAMANHO 169 mm x 117 mm x 9.1 mm  114 mm X 157 mm X 10 mm
PESO 213g 185g
TELA E-ink Paperwhite 6″, resolução de 1024×758 píxeis a 212 ppi E-ink Pearl 6″, resolução 1024×758
ARMAZENAMENTO 2gb, sendo 1,25gb para conteúdo 2gb, sendo 1gb para conteúdo
EXTRA Nuvem de armazenamento online ilimitada Expande até 32gb com cartão mini SD
CONEXÃO WiFi (existe a opção 3G, R$699) WiFi
BATERIA Até 1 mês, dependendo do uso da wifi Até 1 mês, dependendo do uso da wifi
RECARGA 4h via cabo USB 4h via cabo USB
FORMATOS AZW, TXT, PDF, MOBI, PRC (HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP através de conversão) EPUB, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, TIFF, TXT, HTML, XHTML, RTF, CBZ e CBR
CORES Preto Preto, Prata, Azul e Rosa
GARANTIA 1 ano 1 ano
COMPARTILHAMENTO Facebook e Twitter Facebook e Reading Life
SINCRONIZAÇÃO Sincroniza dispositivo e aplicativos de smartphones, tablets e PCs Sincroniza dispositivo e aplicativos de smartphones, tablets e PCs
FORMATAÇÃO DE TEXTO 8 tamanhos de fontes, 3 estilos de fontes 24 tamanhos de fontes, 11 estilos de fontes

Fontes: Amazon BR | Livraria Cultura

[ATUALIZADO 20/11/2013]: O primeiro vídeo que fiz sobre o Kindle sumiu do Youtube. Então fiz esse novo. O link para a loja que vende capas para Kindle e Kobo é http://www.elo7.com.br/meiatigela

69 pensamentos sobre “Kindle Paperwhite: impressões

  1. Olá, Luara,
    Parabéns pelo blog e pela postagem. Gostei tanto que também comprei um Kindle pra mim esse dias. Mas só tem um problema: não consigo comprar nenhum livro pela Amazon. Quando vou cadastrar os dados do meu cartão, o site da Amazon não pede o código de segurança do cartão. Acontece que o meu cartão Visa exige esse número pra liberar a compra e por isso não autoriza nenhuma compra minha. Queria perguntar pra ti como você faz pra comprar os livros pela Amazon. Que cartão vc usa.
    Muito obrigado.

      • Olá, Laura… comprei um livro pela Amazon e baixei via USB, pois estou sem wi-fi aqui… também veio sem capa! O livro está na lista de entregas pendentes na Amazon; será que quando eu conectar na rede a capa aparece?

  2. Oi Laura, tudo bom?
    Comprei o meu Kindle essa semana e tava querendo saber, onde você comprou essa capa? (não estou querendo a magnética)

  3. Luara,

    estou doida para comprar um e-reader e seus videos estão me ajudando muito na pesquisa.
    Mas queria saber se essa função de grifar e separar as partes grifadas em um novo arquivo também pode ser usada em pdf.

    Lola

  4. Oi Luara!
    Estava pensando em comprar um e-reader e o Kindle seria ótimo pra mim.
    Só que gostaria de saber se posso passar para ele direto do computador (via USB) arquivos em pdf. Tenho muitos textos da faculdade disponibilizados nesse formato pelos professores e seria uma mão na roda se desse pra ler por ele.
    Tbm queria saber se só posso comprar e-books para ele no site da Amazon.
    Beijos.

  5. Oi, Luara.
    O seu Paperwhite também tem iluminação ~extremamente~ irregular na parte inferior?

    O meu tem. A própria Amazon já admitiu o problema, mas acho que no meu caso ele é maior, então tô pensando em trocá-lo…

  6. atualize o software do pw, luara. com a atualização ele mostra o tempo restante pra acabar o capítulo!

  7. Luara França faz um tempinho que a livraria cultura lançou o Kobo com luz. Estou querendo compra-lo, mas fiquei intrigada com a questão do destaques em arquivo. O Kobo não tem essa funcionalidade??? Têm pessoas que recomendam o Kobo outras o Kindle você fica meio pirada. Beijos

  8. Luara, eu tenho uma conta na amazon e já fiz compras de ebooks na amazon.com.br e também já comprei livros físicos com a mesma conta na amazon.com, não tive que transferir a conta nem nada. A não ser que eu tenha feito uma conta com o mesmo e-mail e mesma senha e não esteja lembrando rsrs
    até mais

    • Mas você pode continuar comprando físicos na .com, sem problemas. Provavelmente sua conta de ebooks é da .br, mas isso não te impede de comprar qualquer outra coisa na .com :)

  9. Pingback: Kindle Paperwhite: impressões | Livros do Exilado

  10. Oi Luara tudo bem? as capinhas do Kindle servem no Kobo? Porque vamos combinar, as do kindle são muuuuuuuito mais bonitas que aquela envelope do kobo :(

  11. Oi Lu! Amo todos os seus videos sobre e-readers e e-books! Sensacionais! :) Eu ainda uso o Kindle Keyboard 3G, para mim não é vantagem trocar pois leio muito em público, principalmente em ônibus, metrô e o touch dele não é bom suficiente para usar nesses lugares. Também tenho photophobia alto… então a luz dá dor de cabeça, a sorte é que nos transportes públicos ingleses SEMPRE tem luz no ônibus e nas paradas então não faz diferença ter lâmpada para meu Kindle.

    Eu visitei minha família no Brasil em jan/12 e vi o Kobo Touch, realmente adorei o peso dele, mais levinho, uma delícia… mas não me animei em comprar porque achei realmente as funções muito fraquinhas, a única curti além do peso foi a diferença de letra.

    Porque você trocou sua conta para a amazon brasileira? Acho os livros deles absurdamente caros, pelo menos os que eu vi… é pelo fato de você realmente preferir ler em pt ou tem algum outro motivo? Beijinhos linda! Faça mais vídeos :) adoro seus comentátios!

  12. Gostei bastante desse Kindle, mas odeio touch! Fica só na pontinha do dedo e tem que ser cuidadoso para não clicar errado. Tenho o primeiro Kindle, o mais simples que estava vendendo aqui e adoro ele, mas sinto falta da luz de vez em quando, mas também não quero prejudicar minha vista com uma luz intensa xD. Só queria realmente que tivesse visualização de capas, é muito chato ficar lendo os títulos enquanto só pela capa vc já identifica.

  13. Muito bom o video!
    Sempre tive Kindle mas já estava quase migrando para o Glo pelo ePub. Se bem que recentemente a Amazon anunciou que irá aderir ao formato.
    Eu comprei o 3G (mesmo a diferença de preço sendo um absurdo) pq viajo um tanto e o acesso fica bem mais fácil anywhere!

    E o “sent to kindle” é tudo de bom! Como leio muitos trabalhos acadêmicos levá-los comigo fica muito mais fácil.

    Abços

  14. Luara, pelo vídeo parece que a resposta da tela do kindle para fazer marcações é muito melhor do que a do kobo touch. Vc percebeu essa diferença? Pergunto isso porque as vezes é uma verdadeira epopeia conseguir marcar o trecho certo. (Principalmente para aqueles que não tem dedos muito delicados… hahahaha)

    Parabéns pelo vídeo!

    Ah, e eu tb não uso o navegador por nada desse mundo….

    Abraços

  15. Adorei o vídeo, Luara !
    Desde que soube que você comprou o Paperwhite fiquei ansiosa esperando pelo vídeo.
    O meu é 3g, e eu tenho uma daquelas capinhas do kindle que quando fecham desligam o aparelho, ela é legal e protege bem.
    Beijos …

  16. Oi Luara!

    Achei legal o seu vídeo e gostaria de fazer alguns (muitos :-D) comentários.

    01 – Já tenho o Kindle Keyboard com 3G, pulei o Kindle (de botão) e estou esperando o meu Kindle Paperwhite Wi-Fi (já tinha comprado o Kindle Paperwhite com 3G + Wi-Fi mas devolvi).

    Fica uma dica: diferentemente do Kindle Keyboard, que tinha acesso irrestrito à Internet (google, facebook, twitter, blogs, etc.), o Kindle Paperwhite vem com 3G restrito apenas ao site da amazon para compras e ao site da wikipedia para consultas. Ou seja, no Kindle Paperwhite a diferença de +/- R$ 220,00 pelo 3G não vale a pena. Ainda bem que descobri isso antes do “prazo de arrependimento” de 7 dias. O aviso está no site da Amazon, mas é difícil de ver/achar,veja a “tip” em http://www.amazon.com/gp/help/customer/display.html/ref=hp_200954050_3G?nodeId=200954050#3G

    02 – Iluminação muito bem bolada. Não é “backlight”!
    Já usei à noite. Muito agradável e, como pode ser ajustada, não “cansa a vista”! Essa imagem mostra de forma muito bacana a tecnologia utilizada (http://g-ecx.images-amazon.com/images/G/01/kindle/dp/2012/KC/feature-lighttech._V387885943_.jpg)

    03 – Capacidade
    Reduziram de 4GB pra 2GB. Mas ainda é suficiente para e-books. A idéia geral é: Livros Amazon estão sempre na “nuvem” e livros “não-Amazon” no HD.

    04 – Áudio
    Se você quer ouvir audiobooks ou música enquanto lê, então precisa usar o Kindle Keyboard. O anterior (só com menu e setinhas) já não tinha mais áudio.

    05 – Teclado
    Em relação ao imediatamente anterior (aquele sem teclado, só setinhas) é um upgrade que vale a pena se você gosta de fazer anotações ou compartilhar no twitter/facebook. Afinal, digitar usando apenas ‘setinhas’ é sofrível.

    06 – email@free.kindle.com
    O e-mail kindle é uma funcionalidade muito bacana. E ele faz conversões para o formato do Kindle (AZW). Basta você colocar no assunto a palavra “convert” (sem aspas). Outro detalhe que percebí foi que você escondeu seu e-mail kindle. Bem, você não precisava se preocupar muito pois por padrão o envio de documentos para esse e-mail vem autorizado apenas para o e-mail do seu cadastro. Você pode configurar outros. Por exemplo, se quiser receber textos/livros de um colega de aula ou trabalho. Outro detalhe é que esse e-mail não é fixo e pode ser alterado.

    07 – Transferência de conta (amazon.com / amazon.com.br)
    A transferência de conta é simples mas, você deve ter percebido, implica no cancelamento de assinaturas de revistas, jornais e blogs que você esteja assinando. Quanto aos livros, como você disse, alguns existem só na amazon americana. No entanto, você pode ficar transferindo sua conta entre os sites. Basta alterar seu país nas configurações do kindle. (Já testei e funciona)

    08 – Microfone não! Apenas led.
    Você mencionou no início do vídeo que entre o botão de liga/desliga e a entrada USB havia um microfone. Você já deve ter percebido que se trata apenas do led indicativo de ligado e bateria carregando/completa. :-)

    09 – Livros sem capa
    Também no início do vídeo você mencionou alguns livros sem a capa. Normalmente um livro aparece sem capa quando ainda não terminou de baixar/sincronizar com a amazon ou, principalmente, livros que não foram comprados no site. (Baixados de sites de compartilhamento, por exemplo) :-)

    10 – Outro diferecial: SendToKindle
    O SendToKindle é um plugin para Firefox e Chrome muito útil e fundamental pra quem gosta de ler blogs. Com ele você pode, estando em um blog, clicar no ícone do SendToKindle e o conteúdo do blog é convertido e enviado automaticamente para seu Kindle. Muito bom mesmo! Está disponível em http://www.amazon.com/gp/sendtokindle.

    Espero que essas informações sejam úteis e desculpe pelo post gigante. :-P
    Um Abraço!

  17. Luara, eu tenho o Kobo Glo e sou apaixonada por ele. Parece muito similar ao funcionamento do Kindle Paper White. Para quem lê em inglês, o mundo Amazon oferece mais opções e melhores preços, é verdade. É como tudo na vida: lado positivo, lado negativo.
    Boas leituras!

Deixe um comentário

