A fantástica vida breve de Oscar Wao – Junot Díaz

brief wondrous life of oscar wao - kindle(Li esse livro em inglês, já que em português não temos ainda a versão digital, mas o livro físico traduzido pode ser comprado pela Estante Virtual.)

Junot Díaz é um dominicano radicado nos Estados Unidos que estreou na ficção com a publicação da coletânea de contos Drown. Seu primeiro romance, A fantástica vida breve de Oscar Wao foi elogiado nacional e internacionalmente (nossa tradução brasileira também recebeu elogios). Misturando uma linguagem coloquial com diversas expressões em espanhol, Díaz escreve sobre a vida de Oscar e sua família.

Dividido em quatro capítulos, o livro começa contando a história de Oscar, um menino que aos 7 anos é o galã de sua rua, mas que na adolescência passa a ser o obeso nerd que “não tem nada de dominicano”. Um dos pontos explorados por Díaz na figura de Oscar é, sem duvida, o estereótipo do latino, aquele que tem ginga, sabe dançar, quer sair com todas as mulheres e é um furacão sexual. Oscar, para desespero de sua família e do próprio, passa mais tempos com seus livros de space opera e action figures do que com meninas. Tem poucos amigos e nunca teve uma namorada. Uma de suas dúvidas: será que já existiu algum dominicano que morreu virgem?

Só a história de Oscar já valeria um livro bem interessante, sobre o que é ser um nerd em modo hard em uma época pré-computadores, sem o escape da vida virtual. Mas logo que esse primeiro capítulo acaba, Díaz passa para outro personagem, deixando a história de Oscar em aberto para focar-se em sua irmã, Lola. O mesmo acontecerá no fim do segundo capítulo, a história de Lola fica em aberto e passamos a conhecer a história de sua mãe. Todas essas lendas individuais são marcadas por episódios da história dominicana, vivendo primeiramente sob o regime ditatorial de Rafael Leónidas Trujillo e depois sob suas consequências, a família de Oscar contará um pouco sobre a própria República Dominicana e sua relação com Cuba e os Estados Unidos.

A escrita de Díaz é ágil e envolvente. A suspensão dos finais (que, calma, se resolverão no último capítulo) também é um recurso que prende muito a atenção do leitor. A carga religiosa dominicana influencia fortemente o destino dos personagens, assim como as referências a Tolkien, Lovecraft e Frank Herbert dão o tom de todo o entendimento de mundo de Oscar.

O livro, ganhador do Pulitzer de ficção em 2008, fala sobre nerds, história da República Dominicana, relações familiares e manifestações religiosas sincréticas. Acho que não é nada mal para um livro, ainda mais para um romance de estreia.

Eu, assim como outros leitores que “perderam seus dois minutos de história dominicana na escola”, não sabia nada sobre o país antes de ler o livro e ele me instigou a procurar mais sobre o país, não de um jeito professoral, mas uma curiosidade mais pura mesmo. Fiquei com muita vontade de ler No tempo das borboletas de Julia Alvarez sobre as irmãs Mirabal.

"Motherfuckers lerão um livro que tem 1/3 de elfíco, mas coloque duas sentenças em espanhol e ele vão pensar que nós estamos tomando seu espaço" - Junot Díaz para a pergunta: você acha que usar espanhol em seus textos aliena alguns de seus leitores?

“Motherfuckers lerão um livro que tem 1/3 de elfíco, mas coloque duas sentenças em espanhol e ele vão pensar que nós estamos tomando seu espaço” – Junot Díaz para a pergunta: você acha que usar espanhol em seus textos aliena alguns de seus leitores?

Dados da edição brasileira:

fantástica vida breve de oscar wao - junot diaz

Anúncios

7 pensamentos sobre “A fantástica vida breve de Oscar Wao – Junot Díaz

  1. Pingback: Leituras e compras: resumo de julho em vídeo | ao rés do chão

  2. Eu achei ok. Pensei que o livro se dedicaria mais ao Oscar. Por mais que eu me interesse pela história da América Latina, nao esperava que nesse livro o tema político dividiria espaco com a história do Wao. Entao nas partes off-Oscar a leitura se arrastou, tipo na parte do avô médico e talz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s