Rainbow Rowell – Fangirl e Eleanor and Park

Não sei se ainda posso ser considerada jovem, mas sei que há algum tempo leio livros voltados para esse público. Tenho encontrado autores que gosto com cada vez menos frequência. Não sei se é um reflexo da minha inaquedação para ser público alvo, mas isso não me impede de continuar lendo esse tipo de livros; vou desde lobisomens até girl next door, sem problemas.

FANGIRL_CoverDec2012Hoje, tenho uma amiga no trabalho que escreve fanfic – para quem não sabe: é escrever ficção com os personagens que você já ama de séries famosas, assim, você pode dar continuidade ou mudar totalmente o desfecho proposto pelo autor “oficial” – e fiquei curiosa para saber mais sobre o tema. (Tem esse post no Nem um pouco épico sobre fandom que explica alguns conceitos que também aparecem nas fics.) Enfim, fiquei curiosa e acabei descobrindo o livro Fangirl da Rainbow Rowell. Descobrindo é um pouco de exagero, o livro se jogou na minha frente depois de seu sucesso no tumblr. Bem, a capa era simpática, a autora também, tudo ia bem, até que a Amazon fez uma promoção e o livro apareceu por R$4,99. Fomos lá ler Rainbow Rowell.

O livro fala sobre o universo das fics, mas também fala sobre amadurecimento, família, escola, garotos… Cath está indo para faculdade. Pela primeira vez longe do pai, pelo menos ela pode contar com sua irmã gêmea, Wren. Mas as coisas não saem bem como ela pensou; Wren decide viver intensamente os anos de faculdade e esses planos não incluem fics. Assim, Cath vai começar essa nova etapa da vida um pouco mais sozinha. Depois de fazer amizade com a colega de quarto e um estudante da turma de escrita criativa, Cath vai se apaixonar.

O mote não é especialmente interessante ou inovador, mas Rainbow Rowell consegue escrever tudo de uma forma bem delicada e gostosíssima de ler. Mesmo os personagens secundários são divertidos e bem trabalhados, é possível se identificar com eles ainda que não estejam trabalhando totalmente a favor do desejo da protagonista.

“A deliciously warm-hearted nerd power ballad destined for greatness” – NY Journal of Books

Eu não queria parar por aí. Queria ver a autora em outros terrenos, fui para Eleanor & Park, um romance de ensino médio que tinha tudo para ser esquecível, mas que é uma graça!

15745753Eleanor acabou de chegar na cidade, seu padrasto é detestável, sua mãe não consegue se livrar dele e seus irmãos mais novos estão tão perdidos quanto ela. A escola não é o mais agradável dos lugares, mas também não é pior do que ficar em casa. Quando pega o ônibus escolar pela primeira vez, ela conhece Park, mas eles não se dão bem logo de cara.

O livro se passa no fim da década de 1980, e os quadrinhos (Watchmen pela primeira  vez!) é que são responsáveis pela aproximação dos personagens. Logo depois, a minha parte preferida, é a música que faz esse papel.

Com cada trecho sendo narrado por um dos personagens, o leitor acaba se identificando com diferentes aspectos de cada um.

A história tem um lado mais pesado, quando entramos mais um pouco na família de Eleanor, e muita coisa acaba se explicando no decorrer do livro.

Acho que já deu pra perceber que os livros não são nenhum primor da literatura contemporânea, certo? Mas eles prendem a atenção, e muito. No meio de um deles eu estava com tanta raiva de um dos personagens que tive que mandar uma mensagem pra uma amiga que já tinha lido o livro pra desabafar. Não tem jeito, a moça tem jeito pra prender a sua atenção.

Se você está procurando um livro simpático de férias, acho que esses podem ser uma boa pedida.

ATUALIZADO 01/03/2014: A Novo Século publicou a tradução de Eleanor & Park, para comprar no Kindle é só clicar aqui.

linkscomissionados

 

Rainbow Rowell

Rainbow Rowell

17 pensamentos sobre “Rainbow Rowell – Fangirl e Eleanor and Park

  1. Olha, vc tem uma amiga que escreve fanfic! :P
    PS.: às vezes acho que não posso admitir em público que curti mais Fangirl do que Eleanor & Park – mas curti mais.

  2. Espero que Eleanor e Park tenha continuação.
    Li o livro em três dias, mas me apaixonei pelo carinho e amor que Park sente pela egoísta de Eleanor. Poxa Eleanor!!!!!!
    Enfim…. Tem d ler, é muito bom recomendo

  3. Eu amei Eleanor and Park.
    Também fiquei tão furiosa com a atitude da Eleanor no fim, que acabei dando um murro na parede. Será que a historia deles terá continuação??

  4. Luara, acabei de ler Eleanor e Park agorinha mesmo. Gostei, mas não amei. Ela realmente consegue prender a gente na leitura, mas as atitudes da Eleanor me irritaram em alguns momentos (principalmente no final). Mas é bem gostosinho de ler e bem fofinho.
    Beijo! =D

  5. Estou louca para ler esses dois livros, mas não sei quando vai ser lançado aqui no Brasil ou se vai ser lançado aqui…
    Gostei tanto dos dois livros quero ler tanto os dois, sera que você tem alguma ideia de quando vai ser lançado aqui? ou se vai ser lançado aqui?
    Obrigada
    Bjos
    Cecília

  6. Estou super curiosa pra ler esses livros, só que meu “reading” não é tão avançado assim. Você acha que a leitura é tranquila?

  7. Estou lendo Eleanor & Park e gostando, Luara! Todos os canais gringos estavam falando muito sobre ele que eu fiquei curiosa. Está sendo bom para curar minha ressaca literária :)
    Depois também quero ler esse Fangirl.

    beijo,

    Pipa

  8. Eu acho que dela o que mais gostei foi Attachments, mas porque já entrei naquela onda de nostalgia de anos 90, então foi gostoso reler sobre aquele período em que internet ainda era uma novidade. Mas Eleanor & Park é realmente muito bom, a aproximação deles aos poucos é algo que o livro tem de melhor, especialmente pelas referências, tinha tudo o que eu gosto ali: x-men, alan moore, smiths <3 <3 <3

    Fangirl eu achei legal, mas acho que deve tocar mais o pessoal que faz parte de um fandom, escreve fanfics, etc. (em especial, os fãs de Harry Potter, já que Simon Snow é praticamente um jeito que a autora deu de falar da paixão dos fãs pelo Potter sem ter que entrar em questões de direitos autorais, hehehe)

    • Eu estou querendo ler Attschments mesmo!
      O Snow parece mesmo um presente pro fandom, e o que eu achei mais legal foi ela falar que nunca escreveu fanfic, mas que passou a ler muitas por conta do livro…

Deixe um comentário

