Um, dois e já – Inés Bortagaray

Um Dois E Ja_4697Uma viagem em família para o litoral do Uruguai onde quatro irmãos dividem o banco de trás. Nossa narradora é a irmã do meio, a que nunca consegue sentar na janela; mas essa é uma viagem diferente. Eles irão revezar os lugares, a cada 200 quilômetros uma troca e a experiência da vista da janela. Ela está em êxtase, mas ao mesmo tempo se preocupa com a estrada e com o pai dirigindo. Ele é um bom motorista, ela sabe, mas isso não impede que o medo chegue devagar entre os devaneios.

Narrado através de trechos intercalados de consciência e sonho, Um, dois e já fala sobre uma viagem que é mais importante que a chegada. A praia os aguarda, mas é pouco lembrada por eles. Mesmo os biquínis e maiôs só entram em cena quando a narradora conversa com a irmã mais velha – eles não são assim tão importantes.

A época do relato está o tempo todo presente, mas não é explicitada. Sabemos que um dos colegas do colégio tem os pais no mesmo partido político que a família que viaja, também lembram-se de uma manifestação contra a ditadura, de um pequeno jingle e uma amiga que precisa deixar o país. O Uruguai das décadas de 1970 e 1980 não é mostrado, mas está lá através das lembranças das crianças.

Discordando desse texto do Estadão (que vê a maior qualidade do livro nos momentos em que Inés descreve os objetos da estrada), acredito que tanto a descrição dos objetos comuns quanto as passagens de sonho são o ponto baixo. Descrever sonhos é difícil, e imagino que seja ainda mais complicado quando são sonhos-lembranças. É quando Inés fala através dos medos e anseios da criança acordada que o livro fica mais bonito. As relações familiares ficam bem evidentes e trazem um cheiro de intimidade – o cheiro dos lençóis, como ela fala do irmão.

A autora já disse que “há boa parte de memórias nessa novela. Nunca se sabe se essas imagens são fiéis, ou se são apenas o que consegui lembrar. Não importa. A memória e a imaginação são feitas da mesma matéria”. É como se o um, dois e já fosse a contagem que desencadeia o fluxo da lembrança.

Agora estou na janela. Sorte a minha. Não acontece toda hora, porque sou a irmã do meio, e as irmãs do meio nunca ficam nas janelas. Mas a viagem é tão longa e meus pais resolveram sortear os lugares, pra gente não gritar nem incomodar porque é perigoso. Ninguém quer que a gente bata o carro, não é?, então fiquem calmos e calem a boca. De modo que estou na janela, mas não posso me iludir, porque daqui a duzentos quilômetros vou para o meio, que é o meu lugar, de onde eu nunca deveria ter saído.

Inés Bortagaray

Inés Bortagaray

  • Título original: Prontos, listos, ya
  • Tradução de Miguel Del Castillo
  • Editora: Cosac Naify
  • Ano: 2010/2014
  • 96 páginas
  • Leia um trecho aqui.

*Esse livro foi enviado pela editora; não paguei nem recebi por ele, mas li e escrevi com muito carinho :)*

Anúncios

6 pensamentos sobre “Um, dois e já – Inés Bortagaray

  1. França, parece ser lindimais esse livro.
    Você sabe onde posso encontrar em espanhol?
    Beijim!

  2. Pingback: Leituras da semana #6 | #FridayReads |

  3. Faltou uma parte do que eu queria dizer… O que me chamou atenção são suas resenhas de livros do grande público. Livros maravilhosos e não só os que estão na lista dos mais vendidos da Veja.

  4. Boa noite,
    Estou na internet pesquisando resenhas sobre alguns livros que pretendo ler este ano e entre tantos, encontrei o seu blog. Achei-o riquíssimo e simpático. [e limpo e arejado, digo isso porque tem alguns que são poluídos visualmente e acabo cansando de depois de 30 segundos!
    O que me chamou atenção também são suas resenhas, pois só encontro informações de livros como J. K. Rowling e John Grey, nada contra eles, mas acho que tem tanta leitura boa sendo deixada pra trás devido ao enaltecimento dos livros de fantasia. Enfim, já te curti no Facebook, seguindo no Twitter e participando do sorteio (amo ficção científica). Desejo boas leituras em 2014 para todos nós ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s