O bicho-da-seda – Robert Galbraith

O post de hoje é uma participação super especial da minha amiga Beatriz D’Oliveira. Potterhead e fanfiqueira de carteirinha, está aqui escrevendo sobre o novo livro de Galbraith/Rowlling.

__________

por Beatriz D’Oliveira:

O-bicho-da-seda_CAPA-FINAL1O bicho-da-seda é o segundo livro do Robert Galbraith (pseudônimo da tia J.K. Rowlling, aquela do menino com a cicatriz de raio na testa e tal). O primeiro, para quem não ouviu falar, foi O chamado do Cuco [vídeo da Luara aqui]. Os dois são livros detetivescos, com os mesmos personagens principais: o detetive particular Cormoran Strike e sua sidekick Robin Ellacot.

O chamado do Cuco é muito bom, mas O bicho-da-seda é ainda melhor. Ok, talvez eu tenha sido ~levemente~ comprada pelo fato de que a trama se passa muito dentro do universo editorial (no qual eu trabalho). E ela dá uns chutes bem letais no ego dos autores (o que todo mundo já quis fazer uma vez ou outra). Mas, no geral, a trama é muito boa.

Em um resumo sem spoiler: Strike está aproveitando sua fama recém-conquistada, depois de ter resolvido o caso de O chamado do Cuco, que o colocou na mídia. Ou seja, está pegando casos mais banais e cobrando mais caro – e está entediado. Aí uma senhora entra no escritório dele e, apesar de ela claramente não ter condições de pagar pelo serviço, diz que o marido está desaparecido e quer que Strike o encontre.

O marido é um escritor mediano de ego desproporcional que sumiu depois de brigar publicamente com sua agente que disse que o livro que ele terminou de escrever é impublicável, já que ofende muitas pessoas e atrairia dezenas de processos.

A coisa se desenrola daí, e de um jeito bem legal.

Melhor que a trama, no entanto, são os personagens, o que sempre foi o forte da tia Jo. O Strike é feio, pobre e desajeitado. Mas ele é talentoso e carismático, forte e inteligente. E você se identifica. A Robin parece mais clichê – bonita, educada, noiva de um cara riquinho –, mas a gente sabe que ela sofreu algum trauma que ainda não foi relevado (QUANDO SAI O PRÓXIMO?). E ela é esperta, também, e independente, teimosa e sexy.

[trecho ilustrativo – a Robin está dirigindo em uma estrada com neve e o Strike está no carona, com a perna fodida]

Aquilo já havia acontecido com Strike. A mudança instantânea da calma para a calamidade. O tempo ficando mais lento. Cada sentido subitamente tenso, aos gritos.

O caminhão-tanque rabeava.

Ele se ouviu berrar “FREIE!”, porque foi o que fez da última vez para tentar adiar a morte…

Mas Robin pisou fundo no acelerador. O carro roncou para frente. Não havia espaço para passar. O caminhão atingiu a estrada congelada a seu lado e rodou; o Civic bateu nele, capotou e derrapou pelo teto para o acostamento; um Golf e uma Mercedes se chocaram e ficaram travados, acelerando para a caçamba do caminhão-tanque…

Eles foram atirados para a vala ao lado da estrada. Robin escapou por um centímetro de bater no Civic capotado. Strike se segurou na maçaneta da porta enquanto o Land Cruiser batia acelerado no terreno irregular – eles iam mergulhar na vala ou talvez capotar –, a traseira do caminhão balançava-se letal para eles, mas eles seguiam com tal velocidade que ela escapou por um fio – um enorme solavanco, a cabeça de Strike bateu no teto do carro e eles deram uma guinada de volta ao asfalto congelado do outro lado do engavetamento, incólumes.

 

HOW FUCKING SEXY IS THAT WOMAN? Ponto comprovado.

E os dois funcionam juntos, além de – ALELUIA – não serem um casal. Pelo menos ainda não.

Eu trabalho lendo e, quando chego em casa, meu cérebro só quer assistir The Voice e se derreter enquanto olha as tatuagens do Adam Levine – mas esse livro eu não larguei até acabar, então you see, it’s something.

Dois detalhes interessantes:

– Vai sair uma série de TV com os dois protagonistas, baseada em O chamado do Cuco, as filmagens começam esse ano;

– O terceiro livro também sai em 2015, embora título e data não tenham sido divulgados ainda.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O bicho-da-seda – Robert Galbraith

  1. Oi Beatriz!

    Eu li O Chamado do Cuco e gostei, mas não amei, li muitos comentários dizendo que O Bicho de Seda é bem melhor, o que me animou bastante! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    E que bom trabalhar lendo hein ^^ Sonho de nós leitores! hehehhe

    Abraços!! :)

  2. O livro é realmente maravilhoso. E olha que eu não gosto muito de policiais. Tia Jo arrasando com os personagens como sempre. E tem um ritmo quase sufocante, não dá para parar até terminar. Mal posso esperar pelo próximo. E teve um gostinho especial essa resenha com o jeito Bia de ser. Hahaha

    Ps: Robin <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s